domingo, 7 de novembro de 2010

Reflexão 4º semestre

No 4º semestre dentre as interdisciplinas desenvolvidas, gostaria de destacar a representação do mundo pelos Estudos Sociais.
Dou ênfase a esta interdisciplina por ser a que tenho maior identificação. Como relatei em uma postagem do blog, Geografia e História sempre foram minhas disciplinas favoritas. O interesse em conhecer sobre outros lugares, seus aspectos históricos, culturais, humanos, geográficos me ir em busca de conhecimento através dos livros, revistas, programas de TV é algo que sempre me fascinou. Além do que sempre tive motivação em casa. Este interesse, por assim dizer, foi alimentado em boa parte pelos meus pais que costumavam ler à respeito, responder às minhas perguntas,contavam seus saberes.
Levei este gosto para minha prática pedagógica, contudo desenvolvia minhas aulas de forma muito tradicional, da mesma forma com a qual aprendera. Memorização de conteúdos e não assimilação pela construção, pela interação, pelas vivências trazidas anteriormente. No entanto a resposta obtida era muito diferente. Eu apesar de ter sido ensinada de forma tradicional, tinha o interesse de ir além e o fazia por conta própria. No entanto não observava o mesmo dos alunos. Não havia curiosidade por parte deles em conhecer, saber sobre o cotidiano que os cercava e tampouco suas origens. É uma questão cultural. Não possuem uma referência. Além do mais estão acostumados a receber tudo, a terem suas necessidades principais atendidas, mesmo que de forma precária, graças ao assistencialismo que domina as esferas da política brasileira.Contentam-se com o pouco. Não sentem-se parte integrante da sociedade, portanto se eximem de qualquer compromisso, de qualquer responsabilidade. Só existe o mundo em que vivem. Foi a esta conclusão que cheguei e partindo dali busquei novas estratégias para que os alunos entendessem o significado e a importância desta disciplina. E então ao introduzir cada novo conteúdo, procurava associá-lo ao conhecimento prévio dos alunos. Os resultados obtidos foram aos poucos melhorando, porém ainda está longe do ideal, pois as vivências que os alunos têm são pouco consistentes.
Sigo, porém esta linha, pois é desta forma que os conteúdos se aproximam dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e interessante. E é neste ponto que a interdisciplina vêm me ajudando a aperfeiçoar minha prática. Através de uma fundamentação teórica consistente e não apenas apoiada na minha experiência, posso tornar as aulas mais prazeirosas e proveitosas, fazendo desta forma, que o objetivo a que os Estudos Sociais se destina, seja devidamente alcançado, transformar situações pela atuação cidadã dos alunos.

Nenhum comentário: