domingo, 7 de novembro de 2010

REFLEXÃO 5º SEMESTRE

Como entrei no PEAD na 2ª chamada, as interdisciplinas do eixo 1 foram distribuídas dentro dos eixos subseqüentes. A interdisciplina ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE entrou no 5º semestre e é sobre esta que vou fazer minha reflexão.
Dentre os vários temas abordados, encontrei uma reportagem que ilustrava as teorias estudadas e a coloquei no blog. A questão da estrutura familiar a aprendizagem escolar. Quando fiz tal postagem não imaginava que esta seria a temática que desenvolveria no tcc.
Para fazer esta reflexão retornei obviamente ao blog e reli o que tinha escrito. A abordagem feita complementa as questões por mim abordadas no tcc.
Segundo pesquisa realizada, como relatei na síntese da reportagem, 70% do sucesso escolar está na família. Claro que a escola exerce um papel importantíssimo, contudo a base está na família, a 1ª instituição, o 1ºgrupo social pelo qual passa todo o ser humano. E quando se fala em família não se está fazendo referência a constituição tradicional, já que atualmente há muitos modelos familiares. O importante não é a configuração mas sim os aportes afetivos, morais e éticos que ela seja capaz de passar a seus membros.
Conforme a pesquisa independente da sua configuração,a família terá um desempenho melhor do que aquele que não a tem. Além disso, a experiência na área comprova que aquele que no cotidiano conta com o acompanhamento dos responsáveis apresenta um desempenho melhor. E isto independe da faixa etária. Nos primeiros anos o acompanhamento deve ser diário. A pré-adolescência é outro período diferenciado que também merece atenção especial.
Também conforme a pesquisa, o nível de escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais estão entre os principais fatores que contribuem como resultados escolares. Todo o resto acaba derivando disso. Os levantamentos mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados maiores ou menores. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do Ensino Fundamental.
Tal pesquisa contradiz o que dizem outras fontes sobre as quais norteei meu tcc, o fato de que o nível sócio-econômico não é preponderante no sucesso escolar dos filhos, visto que mesmo em famílias de baixa renda, muitas delas demonstram preocupação com um bom desempenho escolar de seus filhos, procurando serem participativas na condução do processo.
Creio que as duas linhas de pensamentos têm seus acertos. O nível sócio – econômico influi à medida em que a criança tem mais acesso a outros grupos sociais, possibilitando diversas interações e com isso ampliando sua visão do cotidiano, do espaço. Porém famílias que não podem oferecer a seus filhos os mesmos recursos, mas que têm consciência do que significa a educação para o desenvolvimento da criança saberão criar estratégias para suprir estas limitações, incentivando, por exemplo, que a criança participe de atividades diferenciadas que a escola proporcione, como saídas de campo, passeios, teatros, feiras, entre outros.

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