domingo, 7 de novembro de 2010

REFLEXÃO 6º SEMESTRE

ESTÁDIOS DE APRENDIZAGEM

Finalizando, neste semestre darei ênfase a duas interdisciplinas com as quais pode estabelecer uma relação: Desenvolvimento da aprendizagem sob enfoque da Psicologia e Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
A 1ª traz questões pertinentes aos estágios do desenvolvimento cognitivo e as interferências que podem sofrer pela bagagem genética e o meio pelo qual o indivíduo está inserido. Tal afirmação baseia-se nos estudos de Jean Piaget e a teoria do interacionismo.
Já a 2ª aborda os elementos mencionados anteriormente, além de toda a problemática que encontramos ao nos depararmos com um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais. Necessidades estas decorrentes de fatores orgânicos, psicológicos e emocionais. As várias síndromes, os transtornos invasivos do desenvolvimento(psicóticos, altistas...) as altas habilidades/superdotação, deficiência auditiva, visual, mental, física, deficiências múltiplas, surdez, surdocegueira e os alunos instáveis emocionalmente são obstáculos a serem vencidos.
Sendo assim penso ser de fundamental importância que as escolas proporcionem habitualmente cursos e formação sobre psicologia na educação a fim de podermos compreender melhor este aluno com necessidades especiais. Não basta inserir este aluno na educação regular, é necessário dar todo o suporte que auxilie o desenvolvimento da criança. E este suporte passa fundamentalmente pela formação do professor. Não adianta apenas o professor se capacitar se no dia –a- dia ele não encontra o suporte para desenvolver seu trabalho.
Cada vez mais precisamos estar conectados com a informação, abertos as novas demandas que educação atual propõe, e é claro bem preparados para a condução do processo de aprendizagem destas crianças e jovens.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Flávia querida

Que bacana saber um pouco mais sobre suas aprendizagens, melhor ainda saber o que ficou de cada interdisciplina estudada. Adorei ler seu post, ele está bem escrito e convidativo a leitura.

Bjo