domingo, 10 de outubro de 2010

REFLEXÃO 1º SEMESTRE

1º SEMESTRE

Compararia as aprendizagens realizadas neste semestre com um aluno que está iniciando o processo de alfabetização, descobrindo o mundo das letras, o seu significado. Tudo é novo, surpreendente. À medida que o processo tem continuidade o aluno vai compreendendo o significado dos seus códigos, realiza associações.
No meu caso ao estudar sobre os fundamentos da alfabetização, fui no decorrer da disciplina compreendendo como se dá este processo, como a criança interage, interpreta. Um mundo novo se abriu para mim, já que nestes anos de magistério nunca trabalhei com classes de alfabetização, apenas com séries maiores (antigas 3ª, 4ª e 5ª séries). Também no início da minha carreira docente, atuei com 2ª série. No entanto, como tive uma turma que já recebi, em sua maioria com bom domínio da leitura e escrita, era só seguir o processo. No que se refere a este assunto, reflito sobre os poucos alunos de 2ª série que não estavam alfabetizados. Por inexperiência e falta de conhecimento, não consegui ajudá-los a superarem suas deficiências. Penso que se tivesse mais experiência e também mais embasamento teórico, como recebi nesta disciplina, compreenderia melhor as dificuldades de aprendizagem e encontraria novas estratégias que pudessem ajuda-los a encaminhar melhor o processo de alfabetização.
Enfim, familiarizada com estas teorias, tendo conhecimento destes fundamentos, mesmo não trabalhando com turmas de alfabetização, agora posso ter um melhor entendimento do que se processa com dois de meus alunos de 4º ano e que não estão alfabetizados. O fato de não terem conseguido assimilar o processo se deve entre outras coisas na falha da condução do processo. Falha, talvez não seria a palavra correta,mas enfim conseqüência de outros elementos sociais, culturais e até econômicos que interferem no processo do letramento e por sua vez no desenvolvimento da alfabetização.

Nenhum comentário: