terça-feira, 29 de junho de 2010

Repensando a maneira de trabalhar a divisão

Nesta reflexão vou abordar o trabalho que estou desenvolvendo sobre divisão a as dificuldades encontradas por meus alunos.
Ao iniciar este conteúdo, trabalhei de forma bastante concreta usando especialmente as unidades do material base 10 e histórias representadas por meio de desenhos. Após, fui fazendo a transição para a representação através dos numerais. Ao meu ver o processo estava entendido, já que estavam realizando os cálculos de forma correta, mesmo que realizando ainda operações concretas como auxílio para resolução dos problemas.
Entendo que poderia avançar e portanto trazer cálculos maiores onde se usa um numeral de cada vez. Para minha surpresa os alunos encontraram dificuldade muito grande, não conseguindo entender o processo. Descobri que o processo da divisão ainda não está assimilado como deveria. Por isso retomei o conteúdo.
Na minha concepção já havia acontecido a compreensão de todo o mecanismo da divisão e portanto já poderia partir para a operação abstrata. Creio que cheguei a esta conclusão pois quando tinha a antiga 4ª série onde já se desenvolve a divisão por dois números não necessitando mais trabalhar o concreto. Esta mudança de série para ano por vezes nos fazem por vezes esquecer que 4º ano e 4ª série não são sinônimas. Foi isso que aconteceu, visualizei o 4º ano como se fosse uma 4ª série e portanto considerei o mesmo nível de desenvolvimento das operações, já partindo para o abstrato.
Como disse em outra oportunidade, da mesma forma que nosso alunos vão adquirindo o saber, nós também partimos dos erros, das respostas de nossos alunos para repensar nossa prática e aperfeiçoá-la em situações como esta.

Nenhum comentário: