terça-feira, 27 de abril de 2010

CONTEÚDOS – O QUE O ALUNO PRECISA SABER, O QUE É RELEVANTE NOS DIAS DE HOJE?

É comum ouvirmos tanto dos pais, pessoas em geral e nós próprios enquanto professores, que o ensino atual está aquém das expectativas, inoperante, não contempla os saberes que o aluno deve desenvolver. Trabalhamos cada vez menos conteúdos e cada vez mais as respostas não são satisfatórias, apesar do nível de exigência ser menor.
Eu mesma no decorrer da minha prática docente fui modificando, adaptando e até mesmo retirando conteúdos do que estava programado para a série ou ano como é a nova nomenclatura. Assim fui agindo porque percebia total desinteresse dos alunos e como conseqüência a não aprendizagem.
Lembro que quando estava na antiga 4ª série ou 5ª série, aprendia praticamente as dez classes gramaticais. Em matemática as expressões numéricas. Cito estes conteúdos para usá-los como exemplo. Mesmo não gostando, estudávamos, procurávamos aprender. Sabíamos que se não demonstrássemos interesse, empenho, não iríamos adiante. O sucesso na escola era a oportunidade de um futuro bom. Os alunos se adaptavam ao que a escola propunha.
E com esta visão iniciei no magistério. Nos primeiros anos me desesperava quando meus alunos não sabiam diferenciar verbo de substantivo, por exemplo. Aos poucos fui me dando conta de que não adiantava insistir em um conteúdo ou metodologia tradicional. Os alunos mudaram.
Hoje ocorre o contrário. A escola é que deve se adaptar ao que propõem os alunos. É imprescindível que a escola e, por tanto os conteúdos, venham de encontro a demanda atual. O que é relevante? O aluno identificar verbos ou construir frases claras, criativas?
Todavia não se pode nivelar a educação por baixo e não corrigir os erros das crianças ou deixar que construam sozinhos seus saberes, permitindo que a aprendizagem se restrinja ao interesse do aluno apenas. Por exemplo: um aluno de 4º ano precisa concluir esta etapa lendo fluentemente, interpretando textos, construindo frases claras, sabendo o uso da letra maiúscula e pontuação, além do domínio das 4 operações dentro do seu nível de aprendizagem.
O que se vê hoje,( e eu tenho pelo menos um caso assim nas aulas de reforço) é um aluno do 3º ano que não sabe ler, aluno de 10 anos que não sabe sequer o número do telefone de casa ou um aluno de 2º ano não conhecer o alfabeto.
Onde está o problema? Onde a educação se perdeu? Como resgatar certos saberes? É algo para se refletir e agir.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Flávia!
Vejo que consegues fazer uma interação do aluno com o cotidiano, explorando sempre seus conhecimentos!
Legal, vá em frente!
Abraços, Rose