segunda-feira, 12 de abril de 2010

O JORNAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO

É incrível como aprendemos e descobrimos coisas novas a todo momento. Nos surpreendemos a cada dia com coisas que para nós são tão óbvias e para os nossos alunos não. Quando isso acontece, temos que parar e refletir se ao planejarmos nossas aulas estamos levando em consideração nossas habilidades e experiências ou as deficiências e saberes dos alunos.
Faço tal afirmação baseado no trabalho que estou desenvolvendo com os alunos relativo ao jornal. Este ano, Novo Hamburgo em parceria com a Feevale outras instituições de nível superior e o Grupo Editorial Sinos, lançou o projeto “Jornal na sala de aula” para alunos do 4º ano em diante.
Todas as 2ªs feiras cada aluno recebe um jornal para leitura e posterior atividade orientada pela professora. Ao planejar a 1ª aula imediatamente imaginei que os alunos estavam à vontade e saberiam usá-lo naturalmente, sem dificuldades, afinal o jornal é um instrumento acessível e sempre presente nas escolas.
Para minha surpresa os alunos demonstram dificuldade em identificar e localizar notícias, compreender e sintetizar a idéia principal, identificar onde termina uma notícia e começa a outra. Para mim foi um aprendizado. Aprendi com a dificuldade deles. Na aula seguinte fiz um planejamento baseado nestas dificuldades que verifiquei na primeira experiência com o jornal.
Tantas vezes trabalhei com o jornal sob um enfoque diferente em relação ao trabalho atual e não percebi tais deficiências. Me pergunto: será que as outras turmas apresentavam estas mesmas dificuldades, e eu por certas razões não percebi, ou as turmas anteriores não apresentavam estas deficiências?
Enfim, cabe ao educador questionar, refletir eternamente. No decorrer do semestre relatarei o que venho desenvolvendo com o jornal desde o primeiro trabalho, bem como os avanços já aos poucos obtidos.

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