segunda-feira, 19 de abril de 2010

APRENDENDO COM OS ALUNOS

Como dito anteriormente Novo Hamburgo lançou um projeto para trabalhar o jornal na sala de aula. Relatei também a visão que tinha com relação ao nível de compreensão dos alunos sobre o conteúdo do jornal.
Pois bem, ao iniciar o projeto percebi algumas questões. Alguns alunos ainda não demonstravam familiaridade com o jornal, não conseguindo dimensionar realmente sua função. Outros alunos escolheram notícias aleatoriamente, sem ter conseguido voltar sua atenção para algo específico. Ao passo que outros alunos conseguiram selecionar aquela que pareceu mais importante, do interesse da comunidade ou de alerta para algum fato. Me chamou a atenção a variedade de notícias escolhidas, pois geralmente as páginas policiais são as mais procuradas.
Contudo, de forma geral os alunos demonstraram em um primeiro momento dificuldade em resumir a notícia oralmente, contar o enredo principal. Quando a professora solicitou que lessem a notícia escolhida, alguns alunos consideraram que ler a manchete seria o suficiente, entenderam que a notícia se resume a manchete.
Então, na aula posterior trabalhei com os alunos uma espécie de oficina a fim de que eles conhecessem o jornal. Após a livre leitura, pedi que colocassem o jornal sobre a classe a fim de fazermos o reconhecimento de suas partes. Fui explicando como o jornal se divide, cada seção, o que observa-se na capa. Montei um cartaz com o que expliquei para facilitar o entendimento.
Passado um mês deste trabalho já consegui perceber uma pequeno crescimento dos mesmos. Cito aqui a atividade que desenvolvi para evidenciar este crescimento. Pedi que procurassem notícias sobre Novo Hamburgo, já que estávamos na semana do aniversário da cidade, e as lessem. Após, deveriam escolher uma delas e anotar o que mais chamou a atenção. Alguns alunos já conseguiram retirar da notícia as informações mais relevantes, através de frases próprias.
Com este trabalho mais uma vez pude constatar que a aprendizagem é um processo contínuo, crescente. Não podemos, diante da primeira resposta negativa, subestimar a capacidade do aluno, acreditando que não possuem condições de realizar determinada tarefa. O processo é lento sim, mas cabe ao professor ser persistente e procurar outras estratégias para alcançar os objetivos propostos.

2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Flávia!
Lendo teu material percebi que entraste no mundo das letras através de notícias selecionadas pelos teus educandos, assim conseguiste fazê-los refletir qual a importância da leitura e como usá-la no dia dia.
Como sugestão poderia fazê-los interagir mais organizando um jornal da turma e depois na escola, o que achas?
Abraços, Tutora Rose

Professora Jaqueline Correia disse...

Flávia!
Parabéns pela maneira como trabalhas com teus alunos, ao final do ano perceberá como houve melhora em sua escrita, leitura e conhecimento dos assuntos relacionados com sua comunidade, seu país e o mundo atual.Muito inovadora esta forma com que trabalhas estudos sociais,geografia e história interdisciplinarmente com os conteúdos de leitura e de escrita, conseguindo ainda superar lacunas da alfabetização.