quinta-feira, 6 de maio de 2010

INTERDISCIPLINARIDADE

Um dos desafios da educação hoje é o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
No decorrer dos anos a educação deu-se de forma segmentada. No entanto em muitos momentos as disciplinas se interligam. Um mesmo assunto pode aparecer em mais de uma disciplina só que analisada, estudada sob outro enfoque. Mas um complementa o outro.
O que nos deixa apreensivas enquanto educadoras é encontrar este elo, esta ligação. Ao falar-se em interdisciplinaridade pensamos que devemos fazer com que aconteça de qualquer forma. Acabamos cometendo um equívoco. Forçamos algo acontecer, o que acaba interferindo na aprendizagem de forma negativa, pois ficam lacunas. A interdisciplinaridade tem que acontecer naturalmente.
A maneira como elaboramos nosso planejamento, objetivos e temáticas que elegemos é que trarão esta interdisciplinaridade. Este processo se constrói paulatinamente da mesma forma como acontece com as crianças que adquirem e se apropriam da leitura e da escrita.
Faço esta afirmação pois este é o processo que vivencio no momento. O desafio de trabalhar interdisciplinarmente. A minha dificuldade maior é estabelecer ligação entre assuntos referentes a Ciências e Estudos Sociais. Nem sempre é possível haver a interdisciplinaridade.
Já entre Estudos Sociais, Português e Matemática tenho conseguido um resultado melhor. Por exemplo: estou trabalhando nesta semana a criação do planeta e o surgimento do homem em Estudos Sociais. Aproveitarei para trabalhar a história dos números. Um assunto está complementando o outro. Em português aproveito o conhecimento adquirido nas temáticas abordadas para o desenvolvimento da leitura, escrita, interpretação.
É mais um aprendizado nesta longa caminhada como docente. Aprendendo com os alunos, aprendendo com os erros, aprendendo com a teoria, aprendendo com a prática.

Nenhum comentário: