segunda-feira, 27 de abril de 2009

ESTÁDIOS DA APRENDIZAGEM

O trabalho sobre estádios do desenvolvimento, veio de encontro ao que pensava sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos com os quais trabalho.Após a realização deste trabalho consegui compreender melhor certas dificuldades. Segundo a teoria piagetiana os estádios do desnvolvimento variam de um sujeito para aoutro, em função da experiência anterior do indivíduo, do meio social, que pode acelerar ou retardar o aparecimento de um estádio ou mesmo impedir sua manifestação. Destaquei estas palavras porque pela experiência que tenho com esta clientela, acreito ser este o fator priomordial que interfere no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Nossos alunos em grande parte vivem uma realidade bastante limitada. Eles naõ recebem estímulos para despertar suas potencialidades. Boa parte tem acesso ao computador, a livros, revistas apenas na escola, já que em casa isso não acontece. Os pais dessas crianças também foram criados nessa realidade e então repetem comportamentos e atitudes.
O contato com outras culturas, com pessoas diferentes, a frequencia a lugares diversificados como parques, cinema, teatro, restaurantes, passeios ao ar livre é precário ou inexistente. Isso dificulta a compreensão de mundo, do cotidiano que os cercam e acaba interferindo no aprendizado escolar. Como compreender o que a professora diz se lhes falta um experiência anterior?

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Flávia!

Veja meus comentários na tua ultima postagem chamada Vivências do dia 27/04. Certo?
Um abração,
Fabi

Unknown disse...

Flávia: como assinalaste, a idade não explica o desenvolvimento. Para que ele ocorra deve haver muitos elementos envolvidos. Um abraço. Profª Tania Marques