segunda-feira, 27 de abril de 2009

POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA?

Encontrei um material muito interessante sobre Filosofia e quero compartilhar com colegas e professores. De foram objetiva e sintetizada o artigo traz algumas considerações sobre esta ciência do conhecimento, bem como sua incorporação as disciplinas do Ensino Médio. Segue aqui alguns apontamentos que considerei bastante pertinentes e contribuirão para minha aprendizagem nas temáticas abordadas.
"Desde os anos de 1980 debate-se a inclusão de Filosofia e Sociologia como disciplinas do Ensino Médio. Em dezembro de 1996 foi aprovada a lei 9394/96, que determina o acesso aos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania. Porém somente em 2006 o Conselho Nacional de Educação aprovou a resolução, obrigando que esses conhecimentos devessem estar disciplinarmente inseridos no currículo. Segundo um dos artigos desta lei um dos objetivos da Filosofia consiste no aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desnvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A Filosofia busca uma formação que não propicia ao jovem um mero enriquecimento intelectual, mas que é parte de uma proposta de ensino que pretende desenvolver a capacidade para responder às questões vindas das mais variadas situações vividas em nosso contexto contemporâneo. O jovem é conduzido a fazer, ele mesmo, a experiência do pensamento e não apenas assimilar conteúdos.
Filosofar nos convida a criar e recriar ideias e interrogações. Filosofar exige um reexame contínuo de tudo aquilo que já sabemos, e a por entre parênteses o já sabido. Se as ideias, as perguntas e o nosso modo de pensar se modificam, então a vida, ou a significação que temos dela , poderá nos indicar um sentido renovado, uma direção para construirmos a nós mesmos e a nossa história.
De todas as aventuras da humanidade, talvez a maior delas consiste em ser você mesmo, alguém único e insubistituível, pois em cada ser humano que vive, vive com ele uma possibilidade única da humanidade. Mas para ir além de uma mera possibilidade, cada um deverá construir suas lentes, seu modo de ver e sentir o mundo com cuidado, com coerência, com sentido, para que possa conhecer a si mesmo, ampliando suas potências e tornando-as realidade. As ideias servem também para que possamos nos ver e, delimitam a amplitude da nossa capacidade de dar sentido à vida.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Flávia!

Veja meus comentários na tua ultima postagem chamada Vivências do dia 27/04. Certo?
Um abração,
Fabi

Gláucia Henge disse...

Olá Flávia! Este artigo retoma realmente o papel da filosofia enquanto formadora de um pensador crítico na posição de aluno,não é mesmo? Interessante é perceber o quanto a nossa interdisciplina, pelo viés da argumentação, pode colaborar nesse sentido... o que você acha?

Um abração!