segunda-feira, 27 de abril de 2009

DEPOIMENTO

Com o objetivo de conhecer melhor este mundo das necessidades especiais e contribuir para mina aprendizagem, solicitei a filha de uma colega, que é fisioterapeuta, um pequeno relato à cerca deste tema. Coloco aqui suas considerações, bem como as perguntas elaboradas por mim.
1) De que forma a fisioterapia contribui para o desenvolvimento cognitivo de uma criança com algum tipo de deficiência mental ou física?
A estimulação precoce é de suma importância para uma criança com atraso no desenvolvimento psicomotor. Conforme burns McDonalds (1999), toda criança possui personalidade própria e sua maneira individual de reagir aos estímulos provenientes do ambiente e de responder as possibilidades proporcionadas por meio de seus órgãos sensoriais. Cada criança tem seu ritmo de desnvolvimento que deve ser percebido e respeitado pelo terapeuta e pela família.
A fisioterapia tem o papel de proporcionar à criança a possibilidade de rcuperar ou construir seu lugar como pessoa. Cda estímulo visa a criança como um todo. Cada ação tem múltiplas rações para o desenvolvimento, por mínima que seja é valiosa e fundamental.
2) Que considerações se deve fazer antes de iniciar o tratamento?
Primeiro conhecer a criança com uma minunciosa avaliação fisioterapêutica, diagnosticamos os pontos que necessitamos trabalhar. depois, o vínculo com a criança é fundamnetal, toda criança tem seu limite e precisa ser respeitada.
3) Como estas crianças são emocionalmente?
Geralmente são carinhosas, amáveis, de fácil convivência. O vínculo terapeuta-criançafica tão estreito que torna-se uma relação única, mas não esquecendo que às vezes temos que impor limites, pois todo atendimento é com o brincar diário da criança

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Flávia!

Veja meus comentários na tua ultima postagem chamada Vivências do dia 27/04. Certo?
Um abração,
Fabi