segunda-feira, 27 de abril de 2009

VIVÊNCIAS

Ainda a questão da interferência do meio social como um dos fatores que retardam ou aceleram o desnvolvimento cognitivo, tomei meu afilhado como exemplo de que as oportunidades servem de estímulo para que o processo aconteça. Meu afilhado é uma criança com inteligência normal, naõ é nenhum gênio mas diante das vivências que já teve, tem uma visão do cotidiano bem elaborada, possui uma boa compreensão. Isso se deve em grande parte as oportunidades que recebe. Pratica esportes, acompanha os pais em muitos eventos, frequenta lugares diferentes, viaja bastante.Ele consegue, então, estabelecer uma relação entre a aprendizagem fora e dentro da escola. Os conteúdos em sala de aula passam a ter uma significação. Se vivesse um outra realidade possivelmente o processo de desenvolvimento acontecesse de forma masi gradativa. Quem sabe quantos de nossos alunos possuem as mesmas potencialidades , no entanto saõ prejudicados pela realidadeque os cerca.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Flávia!

Vais perceber que optei em fazer 1 único post sobre tuas postagens em teu portfólio por acreditar ser mais produtivo desta forma do que se fosse postar um por um, pois todas as postagens tem características semelhantes e sempre é possível trazer um retorno com todas elas exemplificando.
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo esforço em manter teu webfólio atualizado.
Sei bem o montante de tarefas e atividades que precisam desenvolver, e que por isso nem sempre é possível encontrar tempo (hábil) para organizar as idéias e escrever o que construímos com elas.

Com relação as tuas postagens, por exemplo:
Em Crianças especiais, nos traz um pouco sobre o que conta o livro de uma das coleções infantis intitulada "SAÚDE E HIGIENE PARA CRIANÇAS" onde mencionas que através destes exemplos os alunos descobrem que a limitação não impede alguém de ser feliz. Pergunto: Chegastes a utilizar este livro em algum momento como atividade de leitura?
Nas postagens: Este é o outro livro dele, o qual usarei uma das..., Este é um dos livros de Daniel Munduruku que men..., Daniel Munduruku para crianças, Nos traz a intenção de usar com tuas turmas (agora lendo mais descobri que tens a hora do conto) isso justifica as citações dos livros. Mas fiquei curiosa em saber como foi a narrativa com teus alunos.
Em DIVERSIDADE, nos traz mais um livro. Percebo que gostas de ler. Isso é fantástico. Estimular a leitura, principalmente dos nossos pequenos não é nada fácil. As histórias, bem como o contador delas precisam ter dom. É visível que a Interdisciplina de EPNEE tem muito a ver com isto.
Em ESTÁDIOS DA APRENDIZAGEM nos traz um pouco da realidade da tua escola, da realidade que teus alunos enfrentam. De fato encontrar uma base familiar solida hoje em dia esta cada vez difícil. As famílias estão desestruturadas e as crianças já chegam na escola com “algum tipo de problema”, onde nós professores tentamos fazer a nossa parte, dando o melhor que nos é permitido. No final das contas a escola acaba ficando sobrecarregada, pois fazem além do seu papel, assim como nós professores também.
Na postagem POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA? Compartilhas conosco leituras que contribuíram para uma aprendizagem significativa para ti. Mas senti falta de encontrar mais alguma reflexão em torno desta aprendizagem.
Em Depoimentos, nos traz o registro de uma pequena pesquisa em torno de questões bastante relevantes sob o papel da fisioterapia na vida de um PNEE. Senti falta de saber mais sobre esta postagem, como por exemplo, se ela partiu de uma atividade ou de uma necessidade sua. Tens alunos PNEE (portadores de necessidades educacionais especiais)? Ou a curiosidade sobre o tema veio no decorrer da interdisciplina?
NA postagem Vivências, volto a mencionar o que escrevi para ti mais acima, sobre a base familiar. É sabido que os conhecimentos prévios adquiridos no convívio familiar são significativos e muito importantes na formação da criança, mas não podemos descartar que nem todos têm a oportunidade de “evoluir” por assim dizer, e desenvolver seus potenciais... Muitas vezes nós é quem nos damos conta deste potencial quando chegam ate a escola. E daí então tentamos fazer aquilo que esta ao nosso alcance...

Flávia: Tudo que li em tuas postagens estão absolutamente corretas. O que senti falta foram alguns pequenos apontamentos como, por exemplo, no sentido de situar mais o teu leitor detalhando mais sobre a tua aprendizagem. Às vezes fica difícil entender a origem da postagem sem maiores esclarecimentos prévios (Interdisciplina, descrever a atividade solicitada, descrever como foi a realização desta atividade, o resultado desta atividade, a reflexão sobre o resultado desta atividade, as evidencias)... Às vezes não nos damos conta, mas acabamos escrevendo como se as pessoas soubessem o que se passa em nossas cabeças. Já percebeu isso? Acabamos deixando um pouca da escrita na cabeça e outro pouco descrito na tela do computador via teclado - Isso acontece muito comigo, pois fazemos muitas coisas ao mesmo tempo e quase sempre tudo muito corrido.... Estou sempre me policiando...
Então Flávia, espero tuas próximas postagens, para que possamos trocar novas idéias/opiniões.
Certo?

Abraços,
Fabi