quarta-feira, 9 de junho de 2010

ALUNO COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM

Como coloca Jean Piaget é pelo interacionismo que a criança constrói sua aprendizagem . A sua capacidade cognitiva associada aos estímulos externos que recebe, as vivências, experiências e as condições que lhe são proporcionadas contribuem para que o processo se construa.
É imprescindível relacionar a alfabetização com o letramento a fim de que a criança perceba a importância, o significado do mundo das letras.
Todavia, quando tais estímulos e condições ideais para o desenvolvimento pleno da criança aliada ao déficit cognitivo, a aprendizagem não acontecerá de forma satisfatória. Trago este assunto visto que em minha turma tenho um aluno multi repetente, 14 anos. Ele não consegue acompanhar os demais colegas, mais novos. Lê com muita dificuldade. O mais grave está na escrita, já que não consegue escrever quase nada. Cheguei a pensar que talvez a letra cursiva seria um empecilho para que conseguisse escrever. Solicitei que usasse a letra script ou escrevesse tudo com letras maiúsculas. Para minha angústia, aconteceu o mesmo. O menino escreve apenas o que está memorizado. Apesar da minha pouca experiência com alfabetização posso afirmar que ele não é sequer pré-silábico. Coloca as letras aleatoriamente.
Este menino precisa de um atendimento especializado (psicológico, psicopedagógico), a fim de que se tenha um perfil deste aluno que explique o porquê de tanta dificuldade. Ele não tem nenhum laudo médico. Veio para a escola na 2ª série e segundo uma colega que foi sua professora, onde estudava anteriormente a mãe fazia os encaminhamentos necessários. Na troca de escola, porém, ela não deu prosseguimento ao tratamento e “abandonou” o filho neste sentido. Como conseqüência ele não se desenvolve.
Minha reflexão é a seguinte: o que fazer, como fazer se o meio em que vive não oferece condições para avançar na aprendizagem. Como avaliar um aluno assim? Aprová-lo? Mas em que condição? Reprová-lo? Nada acrescentará, permanecerá estagnado. Nestes 20 anos de sala de aula, creio que este está sendo um dos casos mais complicados. Me sinto angustiada por não conseguir ajudá-lo. Como será o futuro deste menino?

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