quarta-feira, 9 de junho de 2010

PASSEANDO POR NOVO HAMBURGO

A semana que passou apesar de curta em função do feriado foi bastante significativa e proveitosa. Com certeza muitas aprendizagens se realizaram, afinal finalmente o passeio pelo centro de Novo Hamburgo, tão aguardado, se concretizou.
Pude observar o quanto o passeio foi esclarecedor para a grande maioria, já que as informações passadas em sala de aula puderam ser visualizadas. E sabemos muito bem que ao visualizar, interagir, sentir-se dentro do contexto, traz ao aluno muito mais significação, muito mais sentido.
Trabalho em uma realidade bastante precária e a visão de mundo que meus alunos tem é muito limitada. As vivências fora da comunidade na qual vivem são muito restritas.
Desta forma, ao proporcionar um passeio que aos olhos de outros possa parecer corriqueiro, para estas crianças é fundamental, pois é uma forma de ampliar seus horizontes, fazer com que lancem um olhar para além dos arredores da escola, da sua casa, enfim da comunidade onde estão inseridos.
Alguns já conheciam o centro da cidade, todavia não tinham percebido muitos lugares como igrejas ou monumentos existentes na conhecida “Praça das Pombas”, na verdade Praça do Imigrante. Esta constatação está nos relatos que fizeram oralmente através dos questionamentos que propus, depois que retornamos para a escola. Um aluno me disse: “ Ah professora! Eu vou no centro com a minha mãe, passo pela Praça das Pombas mas não tinha prestado atenção que tem estátuas e monumentos. A gente passa muito ligeiro.” Outra aluna falou: “Eu não sabia que tinha uma igreja tão grande”, referindo-se a Catedral São Luiz. Essa fala das crianças retrata o momento que estamos vivendo. Um cotidiano extremamente imediatista onde não temos tempo para parar observar, conhecer, reconhecer se quer o lugar onde vivemos. Isto resulta na perda de identidade, de referenciais históricos que nos façam compreender o presente e valorizar nossa terra, nossas origens. Nos valorizarmos enquanto povo, enquanto cidadão. Mais do que nunca é imprescindível a escola redimensionar a importância dos Estudos Sociais no cotidiano da sala de aula. Aqueles que estavam indo para o centro pela primeira vez, acharam tudo muito bonito, diferente, tudo era novidade. Aos poucos foram percebendo que o bairro Santo Afonso, que o centro são partes de um mesmo espaço chamado Novo Hamburgo mas com suas peculiaridades.
Finalizando, a grande unanimidade foi o Espaço Cultural Albano Hartz. Lá puderam admirar obras de um dos mais renomados artistas plásticos hamburguense: Marciano Schimitz. Meus alunos ficaram encantados com os quadros expostos. Chamaram a atenção para o tamanho dos mesmos e os detalhes das pinturas. Uma aluna me disse: Profe parece de verdade. Como ele consegue pintar assim? Os alunos demonstraram muita sensibilidade pois sentiram-se tocados pela arte. Cada vez mais me convenço que necessitamos proporcionar as nossas crianças vivências como esta. Quando ocorre o estímulo, as potencialidades vem à tona. Vamos dar oportunidade à nossas crianças. Elas tem muito a aprender e muito a nos ensinar também.

2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá flávia!
Lendo tua reflexão sobre o passeio, comprova que sempre a teoria e a prática andam juntas e tornam-se significativas no âmbito do ensino aprendizagem.
Muito bacana esse trabalho!
Abs, Rose

Rose tutora EAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.