segunda-feira, 12 de abril de 2010

PRIMEIRAS IMPRESSÕES ACERCA DO ESTÁGIO

Bem, chegamos a reta final do nosso curso. Com ele a expectativa de que tenhamos um bom desempenho.
Apesar de anos de experiência, me sinto bastante ansiosa por dois motivos: primeiramente por colocar sob avaliação a minha prática pedagógica ao longo deste tempo. Me questiono se tudo que desenvolvi até agora trouxe realmente aprendizagem para os meus alunos. De que forma contribuí de fato para que progredissem nos anos posteriores. O que ensinei foi relevante, significativo, trouxe o embasamento necessário para dar um bom prosseguimento no futuro escolar?
Creio que cometi acertos e erros também. Todavia me tranqüilizo a avalio meu trabalho de forma positiva, pois sempre procurei me esforçar ao máximo enquanto educadora e passei aos meus educandos aquilo em que acreditei.
Durante quatro anos de estudos, de discussão de teorias e práticas, percebi que estava no caminho certo, o que me faltava era um maior aprofundamento das questões trabalhadas. Aprofundamento este adquirido durante estas trocas enriquecedoras com professoras e tutoras.
Outro aspecto que me faz ficar ansiosa é o fato de ser necessário teorizar a prática diária, o meu cotidiano profissional. Sabemos o que queremos dos nossos alunos e o que eles necessitam mas evidenciar teoricamente esta prática me parece num primeiro momento complicado. Me pergunto se vou conseguir explicar de forma consistente o que nossas orientadoras desejam saber.
Colocando aqui estas impressões me reporto às primeiras aulas, quando tivemos um intensivo para sabermos utilizar as ferramentas tecnológicas necessárias para o curso, algo totalmente desconhecido para mim: blog, pbwiki, rooda. Lembro que entrei em desespero por me achar incapaz de dominar tais recursos. Hoje estou aqui, finalizando mais uma etapa na minha carreira profissional e feliz por ter superado mais um obstáculo. Sendo assim penso que devo usar esta experiência anterior, o resultado positivo que obtive como incentivo para vencer esta “corrida”. Mais um medo, mais uma angústia que tenho que superar. Tenho que olhar para traz e ver tudo o que já consegui até aqui, seja na vida pessoal, profissional e pensar: “sou capaz”, “vou conseguir”.

2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Flávia!
Estamos na reta final e tenho certeza que vais conseguir realizar todas as tuas tarefas de maneira organizada, sempre buscado na teoria um ótimo suporte para a prática. Até porque a educação é um proceso contínuo!
Boa sorte!
Abraços, tutora Rose

Professora Jaqueline Correia disse...

Flávia!
Já passei e passo por isto também, não sei se estou colocando corretamente a teoria em prática.Não tenha medo de ousar, de invoar, pois conhecendo o trabalho que desenvolves, sei que és uma profissional consciente, dedicada que prima pelo bem estar de seu aluno, oportunizando condições para que construam suas aprendizagens através do acerto e do erro e cresçam como pessoas felizes.Teu trabalho sempre foi maravilhoso e profissional, pessoa responsável, dedicada, porém neste período em que estas fazendo faculdade, percebe-se que sua prática se confirmou e se aperfeiçoou.Parábens, o mundo precisa de pessoa como tu que acreditam e lutam por um ensino de qualidade e por professores qualificados. Assim como os alunos aprendemos sempre, melhoramos sempre em todos os aspectos de nossa existência. Beijos e mais uma vez parabéns