domingo, 8 de novembro de 2009

CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESCOLA INCLUSIVA

Retomando a entrevista com o professor Fernando Becker lhe é perguntado sobre a viabilidade da escola inclusiva na aprendizagem dos alunos especiais e como o conhecimento científico pode contribuir nesse processo. Fernando Becker coloca que ao contrário do que se pensava no passado, a criança com dificuldades de aprendizagem tem condições sim de se desenvolver. E essa afirmação que dá são as psicologias do século XX pois diz a mesma diz que o ser humano cresce à medida que assimila as diferenças e produz respostas próprias a essas diferenças. A crianças com dificuldade tem, portanto, que estar convivendo com outras crianças.
Porém, o professor faz uma reflexão: adianta incluir uma criança surda na turma de aula? E a criança cega ou com síndrome de Down? Estarão elas em condições de igualdade com os demais colegas? Que tipo de tratamento oferecerá as mesmas oportunidade de crescer, de se desenvolver? Como uma criança surda vai aprender sem a presença de um tradutor intérprete de Libras? Ao levantar tais questões o professor Fernando Becker coloca em xeque-mate as políticas públicas quanto a educação inclusiva. A sua prática exige medidas administrativas nada simples e dispendiosas. E no momento em que se fala em gastos, o discurso de uma escola inclusiva e sua prática torna-se deficitário, ou seja, um discurso generalizado mas com uma prática ineficiente.

Um comentário:

Professora Jaqueline Correia disse...

Flávia!
Fiz um pós graduação em educação inclusiva, e tive duas cadeiras com professoras com necessidades especiais, percebi que eu é que que tinha que abrir meus horizontes, uma professora cega nos atendia no laboratório de informática,um conhecimento incrível, se movimentava na sala como ninguém, sabia ocupar seus espaços, nem conseguiamos nos lembrar de suas limitações durante a aula; em outra disciplina a professora era surda, cofesso que ficamos apavoradas, pois ninguém sabia libras na turma, mas a professora se comunicava de tal maneira que se fazia entender, algumas palavras ela conseguia externar, percebi que eu enquanto professora é que tenho que me superar e reconstruir alguns conceitos que já temos ao longo de nossa carreira, pois a diversidades está aí, e que bom que estão alcançando seu lugar na sociedade.