domingo, 8 de novembro de 2009

ENTRE AS TEORIAS E A PRÁTICA

Em entrevista a revista Pátio, edição fev/abril 2009, o professor Fernando Becker da Faculdade de Educação da UFRGS, discorre sobre o tema teorias e práticas na sala de aula. Ele realiza estudos e analisa as concepções epistemológicas professadas pelos docentes de hoje e como se reflete nas suas práticas. Baseado na epistemologia genética de Piaget, Fernando Becker nos coloca quais são as contribuições atuais das diferentes abordagens teóricas sobre o aprendizado e qual o papel das ciências para nos auxiliar a compreender tais processos.
Segundo Becker, as psicologias do século XX vieram mostrar que a capacidade humana de conhecer e de aprender não está pronta no recém-nascido e também não está no meio social ou cultura. O ser humano não nasce inteligente, ele torna-se inteligente.É como sabemos a teoria do interacionismo. Conforme se apropria do que faz, ele modifica sua capacidade de aprender, produzindo não só sua consciência, mas a capacidade de produzir consciência.
Fernando Becker destaca as conquistas da neurologia, da genética e da informática as quais estão vinculadas à aprendizagem. Quanto a neurologia a contribuição está associada especialmente no que tange suas descobertas sobre a memória. A genética, por sua vez, levanta questões que afetam nossa compreensão da capacidade humana de conhecer e aprender. Conforme estudos realizados por Fernando Becker, a genética pode trazer subsídios importantes para compreender de que forma um organismo é capaz de processar informações e além disso criar conhecimentos novos e criar também a própria capacidade de conhecer. O porquê de um bebê precisar aprender tudo enquanto um animal sem aprendizagem consiga, por exemplo, identificar seu predador e estabelecer mecanismos de defesa frente a uma situação de perigo, de ameaça e garanta sua sobrevivência. O sentido da vida humana é aprender continuamente. A informática por sua vez tem, da mesma forma, tido papel fundamental na aprendizagem atual. Impossível pensar em aprendizagem sem pensar nos benefícios por ela proporcionados.
Na entrevista Fernando Becker é questionado também sobre contribuição dada pelas linhas teóricas para compreensão da aprendizagem atual. O professor explica que as mesmas estão agrupadas conforme o que propõe os vários teóricos no que se refere a educação e processo de aprendizagem. Há aqueles que atribuem a aprendizagem à pressão ambiental, as modificações ocorridas pelo organismo. Opondo-se a tal linha teórica estão aqueles que valorizam os caracteres inatos, ignorando totalmente os fatores ambientais.
Questionado sobre uma teoria intermediária, Fernando Becker cita a linha teórica a qual determina que a evolução do conhecimento e aprendizagem às ações dos indivíduos.
Finalizando a entrevista, Fernando Becker responde às questões relacionadas aos motivos que levam escolas e professores resistirem a se apropriar dessas contribuições e como modificar isso. Becker responde que uma teoria científica requer demorados estudos a fim de realmente ser compreendida. Enquanto não houver tal compreensão, a probabilidade de se cometer equívocos é muito grande. A escola, porém afirma Becker necessita de uma formação docente profunda, rigorosa e contínua, que supere a pedagogia da repetição, produzindo docentes capazes de criar, de inventar conforme os desafios dos novos tempos. É preciso desmistificar a idéia de que teoria na prática não funciona. De que estudar teoria é perda de tempo.

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