quinta-feira, 13 de maio de 2010

A HORA DO CONTO AINDA ENCANTA

Nesta reflexão semanal gostaria de me deter neste assunto. Em uma época em que a agressividade se manifesta de forma cada vez mais violenta, dentro do ambiente escolar e fora dele, e tendo como protagonistas alunos cada vez menores, a que se destacar quando os alunos ainda se deixam encantar por histórias de contos de fadas, de magia e encantamento.
Nesta semana levei meus alunos para um momento diferente. Eles foram assistir a uma hora do conto em uma escola vizinha, a qual promovia sua Semana Literária.
Espectadores atentos, não perderam um só detalhe da narrativa, um só movimento da contadora. E o mais importante: identificaram a mensagem que a bela história da joaninha quis passar. A mensagem de que o importante é a amizade, a partilha, a solidariedade e não o egoísmo. Claro que a maneira como a história foi contada, envolvendo alguns recursos e também a performance da narradora contribuiu para prender a atenção dos mesmos. No entanto, no meu ponto de vista, quando a criança se deixa envolver, se deixa levar, por uma história é porque sua sensibilidade, sua ingenuidade estão ali prontas para serem tocadas, envolvidas.
Minha colega que desenvolve a hora do conto semanalmente, já havia me falado da atenção que meus alunos dedicam a este momento, ouvindo, participando, interagindo. Isto me deixa muito feliz e motivada a ir além, proporcionar mais momentos como este. E não necessariamente levando-os para outros eventos, mas no dia-a-dia da sala de aula.
Partindo deste pressuposto devemos investir em momentos como este, a fim de recuperar o que está se perdendo atualmente: a capacidade de se emocionar, de sonhar, de sentir.
Enquanto educadora cabe a mim investir mais em literatura, proporcionar aos meus alunos várias formas de leitura para que desenvolvam a habilidade da escrita, da interpretação, da leitura fluente. Mas principalmente que os alunos percebam que o mundo dos livros, das histórias tem muito a lhes oferecer. Entre elas resgatar valores morais, éticos. Resgatar a pureza que cada um traz consigo em detrimento do lado perverso que está banalizando-se.
Relato aqui a reflexão semanal que postei no pbwiki por considerar que cabia também como relato de aprendizagens. Através de uma experiência com meus alunos acrescente a minha aprendizagem enquanto professora.

Nenhum comentário: