segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ACRESCENTANDO AO TEXTO ANTERIOR

Por falha minha na pressa de publicar já que estava em cima da hora para começar o 2º turno de trabalho(estou sem computador em casa, foi para o conserto), omiti o final do texto que transcrevo agora. São os dois parágrafos finais.
Algumas instituições já investem nesta metodologia baseada na interdisciplinaridade e investem na qualificação contínua de sua equipe de profissionais. No entanto são colégios de elite que possuem toda a infraestrutura necessária para o aprefeiçoamento dos professores, bem como nos recursos necessários para uma aprendizagem de qualidade.
É importante sim tais mudanças, porém deve abranger todas as instituições educacionais, de todos os cantos do país, especialmente as públicas. Não adianta promover estas mudanças no papel e não colocá-las efetivamnete em prática.
Muito da educação depende do comprometimento do professor, mas muito também das entidades mantenedoras. Caso contrário, as diferenças entre alunos das escolas públicas e das particulares continuará significativa e dar-se-á continuidade a uma educação excludente que privilegia apenas grupos minoritários da sociedade.

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Oi Flavia,

O comentário está todo na primeira parte da tua reflexão. E mais uma vez, PARABÉNS!!!!


Um beijo
Márcia Caetano
Tutora

Leonardo Porto disse...

Prezada Flávia,

vamos tentar manter a periodicidade das postagens e transformálas em auto-avaliações, vou lembrar-lhe dos passos para realizar tal tarefa:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.