segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL


Em postagem anterior coloquei algumas frases do Ministro da Educação que ilustraram sua entrevista a Revista Nova Escola.Nesta postagem citarei alguns trechos de sua entrevista, onde aponta sua preocupação com relação a formação docente, bem como medidas a serem tomadas a fim de sanar tais problemas.
Para o próximo ano, o investimento na formação e qualificação dos profesores do Ensino Fundamental será prioridade, conforme afirmação do Ministro Fernando Hadad.Os cursos de Pedagogia e Normal Superior, ao lado dos cursos de Medicina e Direito serão os mais beneficiados.
O curso de Pedagogia ainda está distante das necessidades da escola. Pensando nisso é previsto a criação do Sistema Nacional de Formação do Magistério, o qual prevê uma articulação entre dirigentes municipais e estaduais e as instituições de Ensino Superior. Veja alguns apontamentos feitos pelo ministro:
"Através da criação deste sistema de formação dos professores, queremos que as universidades públicas se comprometam com a formação dos professores da rede pública . É necessário que adaptem os currículos dos cursos de Pedagogia a realidade da sala de aula."
Questionado pelo repórter de como convencer as universidades em mudarem seus currículos já que todas são autônomas no que se refere à organização do curso, Fernando Haddad responde da seguinte forma: "Da mesma forma como faz hoje: pela indução, apontando caminhos e boas práticas. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está preparado para atender a expansão das Universidades Federais e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Por lei cabe a ela pagar bolsas de estudos a participantes de programas de formação inicial e continuada de docenrtes da Educação básica. O ENADE também finciona como indutor. Se estamos avaliando estudantes, tem que avaliar a capacidade dos professores de ensinar o que interessa para a escola.
É necessário também alinhar o que está sendo ensinado e o que está avaliado, procurando identificar se há compatibilidade entre os programas de formação inicial, diretrizes da licenciatura, a compra de livros didáticos, a Prova Brasil e o ENADE."
Outro ponto destacado pelo ministro faz referências às disciplinas do curso de Pedagogia. Segundo Fernando Haddad, é necessário contrabalançar melhor o espaço de disciplinas clássicas como Sociologia, Filosofia, Psicologia, História da Educação com aquelas ligadas a didática. É preciso incluir compet~encias básicas da saula de aula, característica presente no curso Normal.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Flávia,

Achei muito boa a tua pesquisa sobre formação de professores do ensino fundamental. Estas informações levantadas e postadas fazem referencia a interdisciplina de Gestão Escolar e Ensino Fundamental?
Pergunto porque tenho visto muitas reflexões e reportagens como você fez (muito boas por sinal) mas estão soltas, sem terem uma referencia do porque estarem lá.
Certo?

Um abração,
Fabi

Luciane Machado disse...

Flávia, vou considerar esta postagem para a interdisciplina de Gestão da educação, pois fala sobre os profissionais da educação, tendo relação com o fórum da atividade módulo 5, é importantíssimo a formação continuada dos profissores e de todos os profissionais que atuam na educação.Beijos.