segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ESTRUTURA FAMILIAR E APRENDIZAGEM ESCOLAR


Na edição do dia 1º de novembro do jornal Vale dos Sinos há uma reportagem que aponta a estrutura familiar
como ponto fundamental para o sucesso ou insucesso escolar.
A afirmação causou polêmica especialmente entre pais entrevistados pelo jornal. Alguns concordando e fazendo referência à sua época de estudante, outros atribuindo totalmente à escola a responsabilidade com relação a aprendizagem dos alunos. Um terceiro grupo mais ponderado, afirma que cabe às duas instituições a tarefa de educar. Em todos os grupos podemos destacar pontos interessantes, que trazem verdades, aspectos para se refletir. Transcrevo aqui aspectos importantes da reportagem:
"O bom (ou mau) aluno depende da família. É o que concluiu a pesquisa feita pela Fundação Itaú Social que afirma que o contexto familiar é responsável por 70% do desempenho escolar. Os 30% restantes seriam de competência da escola e de sua interferência positiva ou negativa. Profissionais da área concordam com o papel fundamental dos pais no processo de aprendizagem, mas defendem que a escola pode contribuir, e muito, para que os resultados acabem sendo melhores do que os esperados.
O estudo, que teve como parâmetro os resultados das avaliações nacionais do MEC e os índices de aprovação e evasão, mostra que a condição e estrutura familiar colocam o aluno em vantagem ou desvantagem desde o início do Ensino Fundamental.
A titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Terezinha Roque reforça o que diz a pesquisa: "Quando o aluno chega à escola ele traz consigo todo um mundo dependendo da idade, resultado de sua estrutura familiar e da sua sociabilidade até então."
Ela defende que o aluno que tem uma estrutura familiar, independente da sua configuração, terá um desempenho melhor do que aquele que não a tem. Além disso, a experi~encia na área comprova que aquele que no cotidiano conta com o acompanhamento dos responsáveis apresenta um desempenho melhor. E isto independe da faixa etária. Nos primeiros anos o acompanhamento deve ser diário. A pré-adolescência é outro período diferenciado que também merewce atenção especial.
Conforme a pesquisa, o nível de escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais estão entre os principais fatores que contribuem como resultados escolares. Todo o resto acaba derivando disso. Os levantamentos mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados maiores ou menores. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do Ensino Fundamental.
DICAS DE COMO ACOMPANHAR O DESEMPENHO ESCOLAR DO FILHO
1- Participar das reuniões e encontros promovidos pela escola.
2- Acompanhar cadernos e agendas.
3- Conhecer a sala, o professor e o trabalho desenvolvido.
4- Esclarecer dúvidas e pedir orientação aos profissionais.
5- Buscar informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola.
6- Procurar a escola para esclarecer dúvidas.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Flávia!

Não tenho duvidas que és uma pessoa que lê bastante e esta "antenada" nos acontecimentos. Mas como na postagem anterior volto a comentar que as postagens devem ter uma ligação com tuas aprendizagens. Isto deve ficar explicito (escrito/descrito)...
Certo?

Um abração,
Fabi

Simone disse...

Olá Flavia!
Teu portfólio está bastante rico em informações atualizadas sobre educação. Realmente é muito importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Ficaria bastante interessante se conseguisses fazer uma relação desse material com os autores vistos na interdisciplina de ECS. Um abraço, Simone - Tutora sede ECS