domingo, 26 de outubro de 2008

O adulto e suas inquietações

Tratando da psicologia na vida adulta encontrei algo que se encaixa com o que estamos estudando. As inquietações , as dúvidas. Quando se pensa em adulto vem a mente uma pessoa resolvida, que sabe o que quer e que tudo consegue resolver sozinho. Pelo menos é o que se pensa quando somos crianças ou adolescentes. Quando estamos nesta fase, no entanto nos deparamos com nossa fragilidade, incertezas, medos. E aí nos damos conta que precisamos de aconchego, compreensão, ajuda em qualquer momento de nossa vida.


Quando eu era um jovem, muito mais jovem do que hoje, eu achava que não precisava da ajuda de ninguém, para qualquer coisa que fosse. Hoje os dias passaram e eu já não estou tão seguro. Agora eu acho que mudei minha mente, que abri minhas portas. Ajude-me.”

Quando John Lennon cantou em 1965 estes que são os primeiros versos de "Help", um dos maiores sucessos dos Beatles, o Brasil tinha aproximadamente a metade da sua população atual e era muito incomum encontrar alguém que admitisse precisar de ajuda para viver com plenitude sua personalidade.
Mudanças tão profundas no espaço de apenas uma geração fizeram com que o canto de Lennon tornasse a voz de um novo personagem na sociedade moderna, que não tem sexo, nem cor, nem idade, nem classe social para se manifestar. O neurótico urbano. ele precisa mudar a mente e pedir ajuda.

Nenhum comentário: