sexta-feira, 13 de junho de 2008

grupos sociais Estudos Sociais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD SÃO LEOPOLDO
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS
PROFESSORA: SIMONE VALDETE DOS SANTOS
ALUNA: FLÁVIA DE SOUZA
GRUPOS SOCIAIS
TÍTULO: O que a minha historia tem a ver com a historia do meu bairro , da minha cidade, do meu estado, do meu pais?
OBJETIVOS:
Pesquisar a origem da família.
Relacionar a história da família com a história da formação do povo brasileiro.
Identificar os principais povos que formaram o povo brasileiro.
Estabelecer ligação entre os resultados da pesquisa com os sobrenomes das famílias e a imigração em Novo Hamburgo e cidades do interior de onde vieram seus familiares.
Destacar as principais atividades econômicas desenvolvidas pelos imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, do estado, do país.
Reconhecer que o as atividades econômicas desenvolvidas na cidade, no estado e no país atualmente tiveram origem com a imigração.
Analisar a situação econômica atual e o processo inverso dos descendentes de imigrantes que vão em busca de melhores condições de vida nos países onde estão suas raízes.
Comparar os motivos que levaram os imigrantes a virem para o Brasil com os
motivos que levam as novas gerações a fazerem o caminho inverso.
METODOLOGIA ( DESENVOLVIMENTO )
1ª AULA
*A professora lançou as seguintes perguntas:
a) Por que vocês possuem estes sobrenomes?
b) De onde vêem estes sobrenomes?
c) Por que vocês possuem este tom de pele?
d) Por que não temos todos o mesmo tipo de cabelo, a mesma cor de olhos?
e) Por que temos tantas diferenças?
*A professora anotou no quadro as conclusões dos alunos. Depois fez um cartaz e fixou na sala. Este cartaz foi útil para a atividade final.
*A cada aluno foi distribuído o xeróx de suas respectivas certidões ( que são arquivadas na secretaria ). Os alunos anotaram o nome completo dos pais, dos avós paternos e maternos, se assim foram registrados, bem como o seus sobrenomes. Após observaram todos os sobrenomes existentes na família paterna e materna. A professora questionou: Por que vocês não têm todos estes sobrenomes das famílias em seus nomes? Saberiam dizer a origem de cada sobrenome?
Tomando como ponto de partida as respostas dos alunos, a professora solicitou que em casa entrevistassem os pais sobre a descendência das famílias, bem como os motivos que os trouxeram para cá.
2ª AULA
*Construiu-se um gráfico com as respostas dos alunos, apontando as principais descendências.
* Os alunos reproduziram numa folha individual o gráfico e colaram no caderno.
* Anotações sobre os motivos que levaram os parentes a trocarem seus países pelo Brasil.
*Hipóteses para o predomínio de descendentes de portugueses e alemães em Novo Hamburgo.
3ª AULA
* Assistimos a um vídeo sobre a imigração no Rio Grande do Sul. Este vídeo foi gravado por mim. Se refere a uma série que passou nos sábados ao meio-dia na RBS com o título “Mundo Grande do Sul”. Num primeiro momento foi passada a parte sobre os alemães e portugueses.
* Comentário acerca do vídeo, comparando as afirmações nela contidas com as informações fornecidas pelos pais.
* Localização no mapa do RS as cidades onde se fixaram os portugueses e alemães
* Após tomarem conhecimento das cidades fundadas pelos povos acima mencionados, a professora retomou as hipóteses feitas pelos alunos sobre o predomínio de tais descendências em Novo Hamburgo.
4ª AULA
*Chamou a atenção dos alunos para o trabalho desenvolvido pelos imigrantes, então partimos para a pesquisa das atividades econômicas e a sua implicância para o desenvolvimento de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul e Brasil.
5ª AULA
*Discussão à respeito do tema central da novela “América”- A nova geração faz o caminho inverso de seus antepassados. Por que acham que isto está acontecendo? Que problemas o Brasil enfrenta atualmente?
* Quadro resumo com os motivos para a chegada dos imigrantes ao Brasil e os motivos para os brasileiros saírem do país.
6ª AULA
* Retomada das respostas dos alunos para as perguntas da primeira aula. O que se assemelha com os dados pesquisados.
* Encerrando esta parte da temática a professora trouxe revistas com matérias sobre Portugal e Alemanha para que os alunos tenham uma noção de como são os países dos quais eles tem ligação.
CONTEÚDOS
* famílias dos alunos
* imigração
* localização geográfica
* cidades gaúchas
* atividades econômicas
COMPETÊNCIAS
* Expressão oral escrita
* Capacidade de formulação de hipóteses
* Capacidade de desenvolvimento de gráficos
* Reconhecimento da importância da imigração
* Análise de dados
* Valorização de suas raízes
* Localização espacial
* Comparação de acontecimentos em épocas diferentes.
CONCEITOS
A consciência de pertencer a um grupo e de individualizar-se através do grupo é uma característica essencialmente humana.
É no grupo , portanto, que o homem aprende a viver socialmente e também a tornar-se um sujeito autônomo, capaz de compreender a sociedade em geral, de mover-se nela e agir conscientemente para ssua transformação.
Utilizando exemplos da vivência da criança, o professor e os alunos podem compreender melhor os processos de integração que ocorrem no meio em que a escola está inserida, bem como verificar outros processos que ocorrem com a população como um todo.
MATERIAL PEDAGÓGICO
* xeróx de nascimento (xeróx)
*vídeo
*revistas
*mapas
*televisão
AVALIAÇÃO
O trabalho foi considerado desenvolvido à medida que os alunos participaram ativamente das tarefas contribuindo com suas vivências, trazendo para a sala a história de vida de suas famílias e reconhecendo seus antepassados como agentes construidores da história da cidade, do estado e do país.
BIBLIOGRAFIA
ANTUNES, Aracy do Rego, MENANDRO, Heloísa Fesch, PAGANELLI, Tomoko Iyda – Estudos Sociais Teoria e Prática
OBSERVAÇÕES
Eu coloquei toda a proposta de aula no pretérito porque esta atividade foi desenvolvida por mim com alunos de 5ª série de 2006. Da mesma forma, a avaliação baseou-se no retorno que os alunos deram ao trabalho desenvolvido.
Relatei esta atividade em função do bom resultado obtido.

Nenhum comentário: