PLANO DE ESTUDOS
BIBLIOTECA
OBJETIVO GERAL
Tornar a biblioteca um local atrativo, através do qual o aluno a descubra como espaço de aprendizagem, de entreterimento, de manifestação cultural e de expressão oral, escrita e corporal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS E ESTRATÉGIAS
Despertar o gosto pela leitura partindo inicialmente das preferências dos alunos.
Proporcionar o conhecimento de diversas histórias através da HORA DO CONTO.
Conhecer os principais autores infantis através da narração das mesmas pela professora.
Auxiliar no desenvolvimento da leitura e escrita por meio da distribuição de livros, revistas, fichas de leitura.
Desenvolver a expressão oral através das opiniões manifestadas à respeito da história apresentada.
Desenvolver a expressão corporal através de dramatizações de determinadas histórias narradas pela professora ou escolhidas pelos alunos.
Conhecer aspectos da cultura brasileira através de lendas, contos folclóricos e coleções.
Reconhecer a importância do livro para o desenvolvimento intelectual e cultural por meio das atividades desenvolvidas para cada objetivo proposto acima.
RECURSOS HUMANOS
A professora bibliotecária, professora do laboratório de informática, contadores de histórias e autores presentes.
RECURSOS MATERIAIS
Livros, revistas, Internet, fantasias, materiais que auxiliam a contação de histórias (como fantoches, desenhos, painéis...) , cds, vídeos, fichas de leitura, coleções.
DESENVOLVIMENTO
Durante as horas do conto que acontecem uma vez por semana com cada turma pelo período de 1 hora e 10 minutos.
Na Feira Multicultural
Semana do Folclore
Semana Literária
Feira do Livro
ABRANGÊNCIA
JN 5 a 4ª série ( 8 anos)
EVIDÊNCIAS
Considera-se como evidências o retorno que os alunos darão ao trabalho desenvolvido. Retorno este que será verificado na participação do aluno durante as aulas, no interesse e motivação demonstrados, no crescimento que demonstrarem nos demais aspectos curriculares através de pareceres das professoras das respectivas turmas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando faço referência aos contadores de histórias e autores presentes no que se refere aos recursos humanos, cito as vezes em que tivemos sua presença em nossa escola, quando dos eventos por nós organizados. Sempre que realizamos algum evento contamos com a presença de Jane Michels, professora aposentada do município, e que trabalha com contação de histórias e também já lançou livros infantis. No ano passado tivemos a presença de outro autor da região, Alex Riegel, que dramatizou seu livro Adeus Sarita. Neste mesmo ano levei meus alunos que trabalham comigo na biblioteca à Feira do Livro do município. Lá tiveram oportunidade de participar de uma conversa com o renomado autor infantil Júlio Emílio Braz. Com certeza foram momentos que contribuíram para a formação dos pequenos. Para eles conhecer um dos autores das várias histórias narradas durante a hora do conto foi algo marcante.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário