PLANO DE ESTUDOS
PEAD SÃO LEOPOLDO
ALUNA FLÁVIA DE SOUZA
Meus objetivos de aprendizagem se referem a formação de um professor reflexivo,questionador, receptivo às novas propostas pedagógicas, mas tendo o cuidado de analisar de forma criteriosa estas propostas, a fim de perceber as possibilidades de sua aplicabilidade na clientela com a qual trabalho. Aprimorar minha prática pedagógica por meio das variadas fontes de pesquisa que nos são dadas no curso como vídeos, textos, polígrafos, livros.Falo em aprimoramento, visto que não quero realizar as leituras e pesquisas focando apenas o cumprimento das atividades curriculares,mas usa-las efetivamente no meu cotidiano docente. É fundamental na época em que vivemos, o professor manter-se atualizado com as novas possibilidades de aprendizagem e flexível às mudanças que vão ocorrendo. Creio que um dos problemas da educação está na falta de auto avaliação enquanto educador e da falta de percepção do comportamento e interesses que movem nossos educandos. Não se pode usar a mesma metodologia de 20 anos atrás para o discente de hoje. O aluno atual tem uma percepção diferente do aluno daquela época. Tudo evolui e no entanto a educação que é a base de tudo, mantem-se estagnada, sem ambições, sem sonhos. Não me refiro a utopias, mas possibilidades concretas de transformar a escola em algo atrativo, onde ele a reconheça como instrumento que vai contribuir para seu desenvolvimento sob todos os aspectos.
É difícil adotar uma nova postura. Quantas vezes me pego agindo como meus professores, afinal este sistema no qual fomos educados é algo tão forte, tão sólido que não se muda de uma hora para outra. Mas o fato de refletirmos e reconhecer estas questões já é um passo importante para um novo fazer pedagógico.
Quanto a informática, quero dominar suas principais ferramentas, sanar algumas dificuldades ainda presentes, compreender de fato o uso do pbwiki, já que aprendi a operá-lo mas não entendo sua razão de ser, qual é seu principal objetivo, como e por que foi criado, qual sua utilidade, onde mais o aplicamos. Para mim o rooda seria o suficiente. A meu ver é importante entender esta tecnologia para poder passá-la aos alunos, ter este instrumento como um grande auxílio para inovar na sala de aula. Passar o conhecimento adquirido aos alunos, assim como passamos as demais informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento. À partir desta parceria professor /aluno ampliar os saberes que temos.
No que se refere as evidências gostaria de destacar algo que aprendi. Me fez ver que estou, mesmo que paulatinamente, evoluindo dentro da informática. Outro dia fazendo um trabalho coletivo na disciplina de matemática, ao invés de realizar meus apontamentos na mesma página onde a colega Edilaine havia começado, acabei abrindo nova página no pbwiki. E agora como vou passar para a página onde foi iniciado o trabalho? Resolvi seguir por um caminho. Selecionei tudo e copiei. Depois colei na devida página. Realizei o processo e deu certo. Fiz uso deste recurso porque é o que se utiliza em outros momentos.Foi a conclusão que cheguei. Fiquei muito feliz.Parece uma coisa boba, afinal algumas colegas dominam muito bem a informática, mas pra mim que não tinha domínio nenhum foi um avanço.
Divido meu tempo da seguinte forma: reservo mais ou menos 3 horas do dia, ou melhor, da noite para os estudos. Primeiramente as leituras, anotações num rascunho e posterior publicação no rooda, pbwiki ou blog. Sempre que necessário vou até o pólo buscar xérox, cds, informações, instruções. No semestre passado eu ia mais ao pólo. Neste semestre tenho pedido mais auxílio as tutoras da sede. Creio que se deve ao fato de eu estar mais segura no uso do computador. Nos finais de semana reservo as tardes para estudar quando não tenho compromissos ou quando não estou muito cansada, afinal é preciso desopilar também.Quando não consigo estudar nestes dias, aumento as horas durante a semana. Procuro me programar para não sair em finais de semana consecutivos. Geralmente consigo conciliar. E assim mesmo às vezes o tempo é curto. Tenho compromissos com a escola também. Além disso sou detalhista e cobro muito de mim mesmo. Muitas vezes acho que não está bom e acabo recomeçando. Sempre acho que poderia ser melhor. Tenho computador em casa com acesso a internet através da banda larga o que facilita bastante a entrega dos trabalhos no prazo. Disponho de bastante tranqüilidade em casa para realizar minhas tarefas.
Enfim estou muito feliz com o curso, sinto que está me ajudando muito no meu aprendizado profissional. Se a experiência docente já me fazia rever certos conceitos, com a teoria em mãos proporcionada pela pedagogia, estou me qualificando ainda mais. E este é o meu objetivo principal: ser um profissional capacitado, qualificado para os desafios da educação em nosso país.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Prezada Flávia,
você fez poucas postagens neste semestre. Lembre-se que o portfólio é uma auto-avaliação processual, então é importante que ela seja feita ao longo de todo o processo.
Leonardo.
Postar um comentário