segunda-feira, 21 de abril de 2008
Reflexão sobre a construção do portfólio e apresentação
Quando chegou o final do semestre e os professores nos comunicaram sobre a construção de um portfólio que relatasse de forma clara e objetiva nossas aprendizagens durante o curso pensei: Meu Deus e agora como vou fazer, o que é portfólio? Eram muitas novidades para mim especialmente com o mundo da informática, com o qual não tinha até então muito contato. Porém desafios existem para serem vencidos, superados. Todos somos capazes na medida que os colocamos como meta superar dificuldades. Foi o que fiz. Fui ao pólo várias vezes pedir auxílio. Revi todas as atividades realizadas ao longo dos meses, destaquei o que julgava mais relevante. Por ter colocado efetivamente em prática a teoria aprendida nas disciplinas de literatura, música e teatro, optei por fazer o power point das atividades que ilustrassem esta aprendizagem. Consegui sintetizar os aspectos principais e mostrar ao grupo. Minha dificuldade maior foi resumir a explicação oral. Tenho dificuldade neste aspecto, até porque se expor ao grande grupo é um desafio para os tímidos como eu. Consigo me expressar melhor através das palavras.Mas enfim acho que consegui transmitir o que deveria. Este curso está me mostrando outras faces do processo ensino aprendizagem, como a reflexão sobre a nossa prática e especialmente a maneira como os alunos interagem.Muitas coisas vieram a confirmar hipóteses, questinamentos que fazia a mim mesmo. Outras vieram desmistificar conceitos pré-estabelecidos. Fico feliz com o meu progresso no que se refere a informática, já que esta é minha grande pedra no sapato.Mas sei que vou superar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Flávia!
A informática não é uma “pedra no sapato”. Ela é uma ferramenta de apoio ao professor! Que bom que estas começando a perceber isto. Quanto a tua reflexão sobre a apresentação do workshop do semestre passado, gostei muito de ver o teu progresso dentro do curso não só como aluna, mas como pessoa e profissional que és, buscando auxilio para superar os desafios. Desafios este como você mesma mencionou: “existem para serem vencidos, superados. Todos somos capazes na medida que os colocamos como meta superar dificuldades”.
A sua reflexão só vem a confirmar um dos propósitos do curso: “Este curso está me mostrando outras faces do processo ensino aprendizagem, como a reflexão sobre a nossa prática e especialmente a maneira como os alunos interagem”.
Como você mesma percebeu, que todas as interdisciplinas têm relação direta com a prática. Não fica só na teoria. “Muitas coisas vieram a confirmar hipóteses, questionamentos que fazia a mim mesmo. Outras vieram desmistificar conceitos pré-estabelecidos”. Com ele (curso) veio a quebra de alguns paradigmas (mencionados por vocês mesmas) e a possibilidades de vivenciar novos aprendizados naquilo que diz respeito a concepção de educação.
Abraços,
Fabi
Postar um comentário