terça-feira, 4 de dezembro de 2007

MÚSICA

Sempre trabalhei bastante a música em sala de aula, com todas as turmas que tive. Procurei associá-las ao conteúdo desenvolvido, assim tornava-se mais significativo e atraente. A música facilita a compreensão, pois determinado assunto ao ser retomado, o aluno lembrando a música , faz a ligação e facilita a aprendizagem.
Levando a música para as artes visuais, para o português, trabalhamos as emoções, o que ela desperta, a interpretação. O aluno conscientiza-se do que a música é um meio de comunicar sentimentos. Por exemplo: Este ano trabalhei a música "Meu querido, meu velho, meu amigo em função do dia dos pais, com o grupo de teatro da escola. Procurei fazer com que percebessem o sentimento que ela expressa e de que forma ela poderia se relacionar a vida pessoalde cada um. Outro exemplo: em turmas de 4ª série costumava trabalhar a música "Desordem dos Titãs para colocar a questão do que vivemos na nossa sociedade.
Assim como na literatura, também na música devemos procurar músicas que envolvam e contagiem os alunos e que facilitem sua compreensão.

À respeito do material que a profª trouxe sobre a história do samba, veio contribuir imensamente para colocar em prática um projeto que há tempos está alinhavado na minha cabeça.A idéia que pretendo colocar em prática se originou à partir do momento que observando os gostos musicais atuais, vejo que nossos jovens estão carentes de saber o que realmente é a música, a história da música no Brasil, os grandes artistas dos mais variados estilos e épocas e associá-la aos acontecimentos da nosa sociedade. Hoje eles consomem e não sabem o quê. Quando fiz a entrevista sobre gostos musicais, o resultado já era esperado: funk. Ao indagá-los o porquê do gosto, não sabiam dizer. Se quer colocar certos tipos de música ( se é que se pode dizer assim) como instrumento de sedução, conquista mas de forma vulgar. E esta imagem que se quer vender para os jovens, de que isto é musica e é apenas para isto que serve.
Com este material posso dar início a concretização deta idéia. Sempre pensava em começar por este samba "Pelo telefone", mas como conseguiria a letra, a gravação de algo tão antigo e com pouca documentação. E quando a profª começou a exibição do power point, não acreditei!!!
Conseguirei colocá-lo em prática de forma consistente no próximo ano, já que agora há poucos dias do término do ano letivo não seria viável. Porém algo já pode ser usado. Como estamos na época de Natal e este é meu último assunto na biblioteca, aproveitarei a música que consta no CD "Boas Festas" para ilustrar as horas do conto e resgatar a história de Natais passados, além de conhecer a história do seu autor e exibi-la em forma de samba, o ritmo que caracteriza nossa música.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Flávia!!
Que ótimo encontrar vc por aqui! Ja estava sentindo sua falta! :D
Quanto as tuas postagens, te digo que estas no caminho certo, é por ai mesmo!
Percebi uma coisinha: Postastes a respeito de 3 interdisciplinas. Por onde andam teus marcadores? :-)
Preciso te comentar que eles são extremamente importantes para tua organização e nossa também. Na página do nosso pbwiki tem dicas de como proceder para cria-los; Posso te enviar por e-mail também...
Certo?
Um grande abraço e continue trazendo suas experiências para compartilhar conosco!
Bjão, Fabi