sábado, 22 de maio de 2010

NOVAS APRENDIZAGENS

Uma das coisas que mais tem sido significativo para mim e contribuído para minha aprendizagem, são as aulas de reforço que realizo no turno contrário a minha turma. As aulas acontecem uma vez por semana durante toda a tarde. Atendo 3 anos distintos. São alunos do 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
Desde o ano passado vivo esta experiência. Me refiro especialmente ao 2º ano (correspondente a 1ª série), visto que é neste período que se inicia a alfabetização. Sempre trabalhei com a antiga 4ª série (16anos) e também 3ª e 5ª série. Séries nas quais teoricamente o aluno já vem com a escrita e leitura dominadas, cabendo a nós, oferecer subsídios para o aluno aperfeiçoar tais saberes e iniciar outros.
Trabalhando com estas séries e agora anos, não sabemos como o aluno construiu sua aprendizagem, as hipóteses que formulou para atingir o domínio da leitura e escrita.
Agora, acompanhando os alunos que estão neste processo de construção, torna-se mais compreensível certas deficiências, certas carências que alguns alunos levam para os anos seguintes. A apropriação da leitura e escrita é um processo muito complexo e requer do educador além do conhecimento teórico, muita sensibilidade para perceber o que o aluno necessita e construir, portanto, estratégias para que o aluno descubra o significado do mundo das letras, do mundo das palavras.
Mais do que nunca, lembro do que falava uma ex-diretora minha. De que toda a professora deveria passar pela 1ª série (atual 2º ano), para compreender como os alunos descobrem e se apropriam deste saber.

Nenhum comentário: