domingo, 26 de outubro de 2008

Cada região têm seu jeito de falar

Dialetos do português brasileiro
Caipira - parte do interior do estado de São Paulo e de Goiás, parte do norte do Paraná, parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro
Cearense - Ceará
Baiano - região da Bahia
Carioca - Rio de Janeiro (Capital)
Fluminense (ouvir) - Estado do Rio de Janeiro (a cidade do Rio de Janeiro tem um falar próprio)
Gaúcho - Rio Grande do Sul (a cidade de Porto Alegre possui um jeito de falar próprio)
Mineiro - Minas Gerais (a cidade de Belo Horizonte possui um jeito de falar próprio)
Nordestino (ouvir) - Estados do nordeste brasileiro (alguns estados como Ceará, Pernambuco e Piauí possuem diferenças lingüísticas entre a capital e o interior).
Nortista - estados da bacia do Amazonas,O estado de Tocantins tem um falar próprio,semelhante ao nordestino.
Paranaense - Paraná., também é falado em algumas cidades de Santa Catarina e São Paulo que fazem divisa com o Paraná; e em partes do Rio Grande do Sul, pois tem grande influência no Paraná.
Paulistano - cidade de São Paulo
Sertanejo - Estados de Goiás e Mato Grosso,apesar de o dialeto ter evoluído por causa da imigração forte em Mato Grosso,apenas Goiás permaneceu com esse dialeto.
Sulista - Estados do Paraná e Santa Catarina (a cidade de Curitiba tem um falar próprio,há ainda um pequeno dialeto no litoral catarinense, próximo ao açoriano),o oeste e serra catarinense sofre influência do gaúcho,o norte catarinense e o vale do itajaí falem um dialeto com influências alemãs e o sul catarinense(mais precisamente em Criciúma)possui um falar bem parecido com o Italiano chegando a ser quase incompreendível em algumas regiões.
"Manezinho da Ilha" - Cidade de Florianópolis (próximo ao açoriano)
"Brasiliense" - Cidade de Brasília a cidade desenvolveu uma maneira própria de falar,graças as várias ondas de migração.

Nenhum comentário: